Assentada sobre uma montanha de pedras, é uma das cidades brasileiras mais altas, com 1444 metros de altitude média.

Surgiu há mais de 200 anos, quando os bandeirantes expulsaram os índios cataguazes e nessa mesma época surgiram também as primeiras lendas, dentre elas, a de João Antão, escravo fugitivo que se escondeu na gruta no alto da serra, onde encontrou um senhor de vestes brancas que lhe escreveu um bilhete para ser entregue ao seu senhor. Ao receber a mensagem, o fazendeiro ficou impressionado com o texto bem escrito, coisa rara para a época e quis conhecer o autor.

João Antão levou-o até a gruta mas lá só encontraram uma imagem de São Thomé apóstolo. João Antão foi perdoado e o fazendeiro João Francisco Junqueira mandou construir a Igreja Matriz e a estátua lá foi colocada, por volta de 1785. Outras lendas que depois se multiplicaram, cresceram constituindo o corpo da cultura da cidade.

A base da economia de São Thomé, ainda hoje, é a extração de pedras (quartzito) de suas encostas e o turismo que vem crescendo bastante nos últimos anos, mas sua verdadeira riqueza reside na tranquilidade e no modo de vida simples de sua gente. Aí está o verdadeiro mistério de São Thomé das Letras.

Cidade pitoresca sobre as pedras, com suas lendas, mistérios e verdades. Através dos anos ganhou fama, fez nome, amigos; um coração imenso, aberto para receber pessoas em busca de serenidade, liberdade, e que transbordando de amor e alegria dispensa sempre muita ternura, carinho, respeito a todos que para cá acorrem com o intuito e a finalidade de ser, simplesmente ser.

Localizada no sul de Minas Gerais equidistante de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

 

São Thomé das Letras, por sua admirável beleza recebeu na ECOTUR o título de Cidade Ecoturística e também o reconhecimento pela EMBRATUR como estância climática e esotérica.

Temos grande potencialidade para esportes radicais devido sua topografia: rappel, canyoning, tirolesa, trekking, motocross, mountain bike, vôo livre, passeios a cavalo e muitos outros, acompanhados de instrutores. Nossa cidade proporciona também opções não tão radicais, como apreciar a natureza sobre a montanha de pedra, que permite uma visão de 360 graus, banhar-se em suas cachoeiras, se encantar com um dos mais belos pôr e nascer do sol e da lua... vale a pena conferir.

Desfrute os passeios que São Thomé lhe proporciona, conheça seu acervo arquitetônico, ecológico, histórico, religioso e o artesanato feito com a nossa pedra São Thomé que é única no mundo.

Formas de Pagamento:
Master Card VISA Transferência Itaú Transferência Caixa Transferência Bradesco
Contatos:
(35) 3237-1235
(35) 9724-8024
/
hsonhos@hotmail.com.br
hospedaria.sonhos
Siga-nos: